segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O universo é ilimitado.



Até há poucos anos, era quase inconcebível para a maioria das pessoas imaginar o mundo para além do seu país ou quando muito planeta. A ideia de infinito era uma simples palavra que poucos tentavam compreender.
Mas desde sempre o homem se sentiu atraído pelo desconhecido... e com imensa coragem superou-se a sim mesmo, e assim foi descobrindo o mundo, vezes sem conta, ao longo da história da humanidade.
Desde a pré-história que o homem atravessa continentes, até mares e oceanos pelos mais diversos motivos: alimento, poder, aventura, conhecimento, riqueza.
E ao longo de eras esta história tem vindo a repetir-se... desde as primeiras civilizações como a Suméria ou a Babilónia há mais de 4000 anos a.c. que os homens enfrentam os seus medos para alcançar o desconhecido, até aos nossos descobridores que se aventuraram mar afora em busca de novas terras e de prosperidade.

Com os avanços feitos no último século, ganhamos consciência dos limites físicos do nosso planeta. Muito embora ainda tenhamos muito que descobrir e aprender com a nossa querida terra, a verdade é k hoje a maioria da população mundial conhece o limite do seu continente, assim como do continente ao seu lado... tal como os nossos antepassados conheciam o limite do seu quintal e do do seu vizinho.

Inclusive, hoje pode dar-se o caso, de pelo mundo fora existirem imensas conversas sobre a localização exacta de determinado país, cidade ou rio onde nenhuma dessas pessoas esteve, mas sabe que existe. Poder-se-ia dizer que a existência desses locais é uma verdade incontestável...

Muito contribuiu para isso o desenvolvimento da tecnologia. Em primeiro lugar a televisão, que abriu novos horizontes para a maioria das pessoas. O facto de verem e ouvirem o que se passa a milhares de quilómetros contribuiu muito para que o ser humano tomasse consciência do mundo em que vive.
Hoje vivemos na era do computador, em que o fenómeno Internet veio revolucionar o conceito de velocidade de informação. Nunca a informação esteve tão acessível, como agora.

Então qual será o próximo passo que a humanidade tem que dar? Em que direcção? Como poderemos descobrir mais? Para onde iremos?

Com certeza... aumentar o nosso conceito de infinito.
E como é que isso se faz?? Aumentando o nosso conhecimento.
O mar que hoje temos por navegar é o céu. É certo que já temos algumas jangadas, canoas e um ou outro barco a vapor... mas faltam-nos os submarinos... e principalmente os marinheiros. Marinheiros corajosos, com a fé inabalável de que vão encontrar vida no desconhecido.

Está na hora de descobrirmos quem são os nossos vizinhos galácticos. De sabermos como é a terra deles. A aventura será voar, sem rumo, à procura de povos irmãos que vivam por aí... por esse universo fora... para que quando ensinemos à próxima geração que o universo é infinito, eles possam compreender com muito mais facilidade e rapidez do que nós que o infinito é a vida em si, e como tal, a galáxia ao lado é o quintal do vizinho, onde ele vive como nós mas à sua maneira.

A nossa capacidade de aprendizado é ilimitada. Se conseguirmos conceber na nossa mente que o nosso mundo também é para além do nosso planeta, então poderemos visitá-lo e conhecê-lo.

A nossa concepção de universo como infinito, deve no mínimo incluir outros sóis, galáxias e outras realidades desconhecidas até hoje mas nem por isso inexistentes.

Se quisermos abrir a mente para a possibilidade da existência de imensas coisas que ainda não vimos, mas que com toda a certeza existem, então poderemos perder o medo do desconhecido e aventurar-nos a conhecer o universo.
Quando o nosso coração permitir que ansiemos por uma forma de viajar no universo, então a resposta aparecerá.

Está na hora de nos aventurarmos a conhecer mais do mundo?

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog, mas agora a coragem é manter o espaço vivo e activo. Gostei desta passagem : "Eles possam compreender com muita mais facilidade e rapidez do que nós que o Infinito é a vida em si, e como tal, a galáxia ao lado é o quintal do vizinho, onde ele vive como nós,mas à sua maneira." Às vezes andamos a estudar o "grandioso" as "grandes teorias" e a verdade está tão perto... no quintal do vizinho, sem muros e arame farpado, de preferência...ou na planta que referiste noutro "post".Depois de compreendermos isto, todos nós gotas, podemos juntar-nos no Oceano e celebrar a União. O Infinito, as galáxias, as grandes teorias já eram ... Continua, pois é com passos iguais aos teus, que vamos fazendo "o caminho" . Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá António! Obrigada pelo comentário! Espero conseguir fazer este espaço crescer a pouco e pouco, e quem sabe chegar até uma pessoa ou outra...
    É muito bom, ao longo do "caminho" cruzarmo-nos e conhecermos pessoas que têm os mesmos interesses que nós :)

    ResponderEliminar