segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pitágoras

Pitágoras ficou conhecido como o pai da matemática. E o seu nome é até hoje associado ao conhecido Teorema de Pitágoras.

Pitágoras nasceu por volta do ano 580 a.c. na ilha de Samos no mar Egeu e terá viajado longos anos para a Ásia Menor, Índia, Judeia e Pérsia. Mas de todas as viagens que fez, sempre regressou à sua segunda terra de eleição, o Egipto que na época era a capital da cultura e do conhecimento onde muitos sábios do mundo inteiro vinham estudar. Pitágoras terá igualmente estado na Babilónia onde lhe foi permitido estudar com os eruditos sumos sacerdotes, matérias como astronomia, matemática e música.

Dedicou a sua vida ao estudo e à pesquisa e foi na cidade-estado de Crotona na Península Itálica que veio a fundar a Escola Pitagórica, onde estudavam homens e mulheres.

Numa época em que não havia distinção entre ciência, religião, filosofia ou misticismo, Pitágoras fez jus à origem da palavra matemática «Mathema» que significa Ensinamento e iniciou os seus discíplulos no estudo de muitas disciplinas tanto de uma perspectiva científica como simbólica ou mesmo mística.

Acreditava que os números eram a base de todo o conhecimento, e assim, em paralelo às suas descobertas aritméticas surgiu a Numerologia, o estudo sagrado dos números.

Sem comentários:

Enviar um comentário